Desde terça-feira, dia 22, a prefeitura reduziu os horários de atendimento no Centro de Triagem do Terminal Valter Gama Lobo, que está atendendo das 7h às 19h. Conforme a Gerente Regional da Secretaria de Saúde, Nádia Raposo, a mudança acontece em um momento em que há uma tendência de queda na procura pelos serviços pelo fato de que a situação se encontra estabilizada em todo país. “O que deve continuar a ser feito são as ações preventivas, o cuidado da população. A prevenção continua sendo o único tipo de “vacina” existente e essa colaboração é muito importante”, disse.
Conforme os números da Secretaria de Saúde, entre 1º a 22 de setembro foram realizados 638 atendimentos enquanto no mesmo período de agosto foram 849. Foi uma queda de 211 atendimentos em comparativo entre os dois meses. Entre 22 e 31 de julho foram atendidos 626 pessoas.
Os óbitos registrados nos últimos dias são a continuidade da contaminação pela Covid-19, segundo Nadia. “É observado que os óbitos estão ocorrendo, na sua maioria, em pessoas com algum tipo de comorbidade (ex: pressão alta, diabetes, problemas pulmonares)”, comenta. Contudo, ela diz que a secretaria continua com os protocolos de segurança, principalmente a utilização de máscaras, não realização de aglomerações, entre outros. “A continuidade das ações de prevenção e o cuidado da população é de vital importância”, conclui.
A orientação é para que o morador, que tiver sintomas de síndrome gripal, procure o Centro de Triagem do Terminal Valter Gama Lobo, que funciona todos os dias, das 7h às 19h, ou o Centro de Triagem da ESF da Enseada, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Lá, ele vai encontrar atendimento médico e poder também tirar suas dúvidas sobre a Covid-19.