491 pacientes aguardam por exames de endoscopia e colonoscopia

Imagem meramente ilustrativa

Imagem meramente ilustrativa

Em São Francisco do Sul existem 351 pacientes de endoscopia e 140 de colonoscopia na fila de espera, conforme informou a prefeitura na manhã desta sexta-feira, dia 31. Segundo o executivo, desse total, 160 solicitações de endoscopia e 80 de colonoscopia já estão autorizados para realização dos procedimentos. Com o novo contrato assinado entre o município e o Instituto Social de Desenvolvimento Humano e Social a intenção é diminuir a lista de espera.

Os exames eram ofertados apenas via Transporte Fora de Domicilio (TFD), ou seja, os pacientes realizavam os exames fora do município, contemplando apenas 12 vagas por mês ofertadas pelo Estado e Consórcio CISNordeste. “No novo contrato firmado com o Instituto Social de Desenvolvimento Humano e Social, serão realizados 30 procedimentos de endoscopia e 15 de colonoscopia por mês para aumentar a oferta, diminuir o tempo e a fila de espera, trazer maior comodidade aos pacientes e diminuir os custos com transporte”, explica em nota a prefeitura.

O SISREG será o sistema regulador dos exames e estabelecerá a ordem dos atendimentos. “Saliento que serão mantidos os encaminhamentos para fora do município, apenas para as solicitações pediátricas e os solicitados por especialistas”, esclarece a prefeitura.

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.