Com 9 (nove) diferentes frentes de trabalho focadas na instalação das tubulações de esgotamento sanitário nas vias públicas, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da Enseada, em São Francisco do Sul, prosseguem em ritmo intenso. Os trabalhos iniciados em maio já contam com mais de 3.500 metros de rede implantadas na Enseada. A expansão das redes altera diariamente, dependendo das características de cada local e trecho.
Esta semana, na Enseada, as equipes, vão atuar nas ruas Avenida Inácio Espíndola, Rua Bagé, Rua Esteio, Rua Farroupilha, Rua Lagoa Vermelha, Rua Gramado, Rua Pelotas, Rua Flores do Campo, Avenida Sérgio Onesti, Rua Papanduva, Rua Orleans, Rua Itapoá, Rua Urubici, Rua Monte Carlos, Avenida São Francisco do sul e Rua Macapá. O engenheiro Pedro Escobar Senra, supervisor da obra, os trabalhos são planejados de forma a provocar o menor transtorno possível para os moradores, que são orientados a respeitar as sinalizações, evitando o acesso próximo às valas.
Por conta desta obra, os moradores do entorno podem enfrentar problemas temporários de locomoção. A concessionária reforça o pedido de desculpas pelos transtornos momentâneos e lembra que os benefícios das obras serão a longo prazo, trazendo impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos na saúde, qualidade de vida, economia, valorização imobiliária e preservação dos recursos naturais.
Depois de implantar a rede, a concessionária recupera as condições de trafegabilidade das ruas e de locomoção das calçadas. Os pavimentos são recompostos após a conclusão da rede coletora e das ligações domiciliares, mas em um ritmo diferente do das obras da rede. As condições climáticas também podem, eventualmente, afetar o andamento da recomposição das ruas. Para recomposição do pavimento é necessário que a base, subbase e subleito estejam o mais próximo possível da umidade ótima, para que não ocorram recalques diferenciais.
Após a implantação da rede, é importante que a população aguarde a notificação formal da concessionária para fazer a interligação ao sistema. Até lá, os moradores deverão permanecer utilizando os sistemas individuais.