Em rede social, Manão cobra melhorias na saúde e secretária diz que não falta coragem

Manão disse que é necessário coragem e firmeza para melhorar a saúde em São Francisco do Sul

O vereador Chris Manão (MDB) usou o Facebook, no dia 24, para fazer um vídeo em que cobra melhorias na área de saúde em São Francisco do Sul e agora pela manhã a Secretária de Saúde, Nádia Raposo, respondeu ao parlamentar e apontou as melhorias que aconteceram desde que assumiu a pasta. Nádia vem recebendo críticas de diversos vereadores da base do governo, incluindo Édinho (PSD) líder do governo, durante as sessões da Câmara.

 

No vídeo divulgado, Manão disse que a Secretaria não está atendendo as necessessidas da população. “Falta muita coisa! Mas o que mais me chama a atenção é a demora no que as respostas são dadas a população! Precisamos coragem e firmeza, tecnologia e investimento nas pessoas para virar esse jogo e dar a todo o francisquense a saúde pública que ele realmente merece”, disse.

 

Já a secretária disse que coragem, firmeza, idoneidade e transparência não faltam na Secretaria da Saúde. Ela aproveitou a publicação para dar uma cutucada no vereador. “Nossa gestão é tão transparente e responsável que constatamos pagamento ao Programa Radar (de conhecimento público a sua participação) para fazer propaganda do instituto que administrava o hospital no referido programa de rádio”, comentou.

 

Nádia levantou a possibilidade de alguma legalidade na contratação realizada. “Se é legal ou não, não sou eu quem vai julgar, mas isso será decidido judicialmente, porém é moral?”, indagou.

 

Na resposta ao vereador, ela ainda apontou as mudanças que aconteceram desde que assumiu a pasta. “A internação do hospital estava fechada, cirurgias não aconteciam, nas unidades de saúde não havia materiais para os nossos guerreiros profissionais trabalharem e atenderem a população de forma digna; não havia AAS e vários outros medicamentos, e não era de forma pontual, era porque não se comprava mesmo. Nós informatizamos todas as unidades e estamos iniciando troca de sistema da SMS para melhor atender a população. Temos dentistas em todas as unidades, em 2016 eram 09 as atendidas. O processo para contratação de agentes comunitários está aberto, o que era uma demanda de muitos anos e que também irá melhorar e muito o atendimento da nossa população. E ainda retomamos exames que estavam parados, facilitamos o acesso aos exames laboratoriais, cirurgias; enfim sempre digo que temos sim muitos desafios, muitos embates, que a saúde necessita de ações rápidas… mas não faremos isso de forma irresponsável pois temos respeito a população e ao dinheiro público”, complementou.

 

O descontentamento do vereador não é um fato isolado, mas tem acontecido com certa frequência na Câmara de Vereadores.

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.