Especialistas comemoram o Dia do Ortodontista durante mês de setembro

O mês de setembro é de comemoração para os Ortodontistas. Isso porque nesta sexta-feira (20) se comemora o Dia Nacional do Ortodontista, e a ABOR-SC celebra a data entre os pacientes e profissionais

 

O mês de setembro é especial para os ortodontistas brasileiros. Isso porque no dia 20, sexta-feira, se comemora o Dia Nacional do Ortodontista, uma categoria que preza pela saúde da boca em primeiro lugar. Além do uso de aparelhos pela questão estética, os profissionais cuidam principalmente de problemas bucais e da função dos dentes.

Conforme o presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina, a ABOR-SC, Gustavo Zanardi, é também responsabilidade dos profissionais tratar de diferentes disfunções e problemas de mordida, desalinhamento dos dentes, realizar o acompanhamento da troca dos dentes em crianças e adolescentes, bem como acompanhar o crescimento craniofacial e diagnosticar qualquer anormalidade.

“Estes são problemas de saúde que vão além da estética. Em alguns casos, por exemplo, o paciente pode apresentar dores de cabeça e até mesmo distúrbios do sono. Nestes casos, uma avaliação por diferentes profissionais e especialistas pode ser indicada”, completa o presidente. Por esta e outras razões, a Associação celebra a data e reforça a importância dos profissionais qualificados acompanhando o tratamento.

“A ortodontia é uma especialidade muito importante para o cuidado de diversas doenças e problemas bucais. Nossa gratificação, como profissionais, é perceber a saúde e a função de volta à rotina de nossos pacientes, devolver a autoestima e dar mais qualidade de vida a eles”, completa.

Saiba mais sobre a ABOR-SC

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC) é uma entidade estadual filiada à Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), que age de forma nacional. Os associados ABOR-SC são ortodontistas profissionais e reconhecidos em sua área. Além de gerenciar a ação dos ortodontistas no estado, a ABOR-SC também oferece informações e conhecimentos atualizados da ortodontia através de atividades específicas para os especialistas, como cursos, congressos, encontros e artigos científicos.

Um dos objetivos da associação, conforme explica o presidente da instituição, Gustavo Zanardi, é de primar pela excelência dos profissionais que trabalham para o desenvolvimento da especialidade, com seriedade e ética. “É fundamental que os pacientes procurem profissionais devidamente capacitados e registrados no Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO/SC) como especialistas em Ortodontia para uma avaliação adequada, diagnóstico e tratamento”, completa.

Quer saber mais sobre a ABOR? Através do site da instituição é possível encontrar uma listagem de todos os profissionais ortodontistas associados em Santa Catarina. Para um tratamento com segurança, basta conferir os especialistas disponíveis em cada cidade: https://abor.org.br/sc

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.