Fechamento do Espaço Cultural e lançamento de livro nesta sexta-feira

 

O último dia de maio é marcante para algumas pessoas que gostam da cultura em São Francisco do Sul. Na Enseada, hoje, dia 31/05, a Fundação Cultural vai encerrar os trabalhos do Espaço Cultural Casa da Praia. Já no início da noite, o professor Dermival Silva lança um livro sobre ética.

A notícia que o Espaço Cultural Casa da Praia iria fechar pegou os educadores e a comunidade de surpresa. A comunidade reclama que o local é o único espaço que algumas pessoas tem para socialização. Dizem ainda que os moradores de lá não se deslocarão até o Centro para participar de atividades.

Enquanto a prefeitura alega que há pouca demanda, a comunidade diz até pode haver, mas que isso é pelo descaso do executivo que não “dá vida ao espaço”. Dizem também que a rotatividade de educadores também favorece para a pouca utilização do espaço cultural. Além do mais, explicam que há pessoas realizando cursos em horários diversos e por isso a impressão de pouca utilidade.

Uma educadora que não quis se identificar lamentou que Espaço Cultural Casa da Praia esteja fechando as portas. Para ela, cultura é muito que um comércio no qual existem procura e demanda. “É investir nas pessoas, nos resgates da história de um povo. Não merece ser tratada desta forma”, lamentou.

Já a prefeitura emitiu nota ontem sobre o assunto. Confira.

A Fundação Cultural informa o fechamento do Espaço Cultural Casa da Praia, locado para atividades desenvolvidas por meio do edital de ocupação de espaços públicos, a partir da próxima semana. Com a finalização do contrato, a equipe da Fundação Cultural optou pela não renovação levando em consideração a situação orçamentária do órgão que passa por uma reorganização estrutural e financeira.

Informa, ainda, que até o último momento, a equipe da Fundação buscou meios de manter o contrato, contudo, em razão da dotação orçamentária disponível e a baixa demanda de oficinas no local, não foi possível. Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Rangel Friolin, o momento agora é focar nas pessoas. Todos os demais equipamentos da cultura estão à disposição para utilização, caso os professores se interessem. O local contava com cinco oficinas e aproximadamente 10 alunos em cada.

A partir do segundo semestre, um novo edital de ocupação de espaço público será lançado para oferta de oficinas. Rangel salienta que o anúncio do encerramento das atividades no local foi em cima da hora, pois havia expectativa de manter o equipamento aberto. Para finalizar, informa que um novo estudo será feito para atender a demanda cultural dos balneários.

 

 

A notícia boa para a ilha é que hoje também é dia de festa para a cultura francisquense com o lançamento de um livro sobre ética. O ex-bancário e, hoje, professor História Dermival Silva lança o livro Ética nas Relações Sociais nesta sexta-feira, dia 31, às 19h30, no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa.

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.