
Você sabia que a água que você usa para lavar as mãos, tomar banho, lavar as roupas, a louça e usar a descarga do vaso sanitário se transforma em esgoto? O contato com essa água residual pode causar doenças devido à quantidade de microrganismos ou resíduos tóxicos que provocam o crescimento de bactérias, vírus ou fungos. Por isso, conforme a concessionária Águas de São Francisco do Sul, a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto reside no fato de que eles evitam a contaminação e a transmissão de doenças.
Reginalva Mureb, presidente da concessionária, lembra que, além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgoto também evita a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.
Dentro do imóvel, a água, após ser utilizada, passa pelos encanamentos internos e cai em caixas de concreto e/ou inspeção. Depois, segue até as ruas, onde encontra as redes coletoras. Esse esgoto chega, então, a tubulações de grande porte, conhecidas como coletores-tronco e interceptores, que o transportam até uma estação para que passe por todo o processo de tratamento, com a retirada de poluentes, antes que essa água seja devolvida aos cursos d’água.
Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária: https://www.instagram.com/aguasdesfs/.