Porto Itapoá atinge marco histórico com 10 milhões de TEUs movimentados

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Perfil de cargas movimentadas, assim como origem e destino de importações e exportações, mudaram ao longos dos anos

O Porto Itapoá alcançou um marco significativo em sua trajetória: 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) movimentados desde o início de suas operações, em 2011. “Este é um momento de grande orgulho para toda nossa equipe e parceiros. Chegar a 10 milhões de TEUs em pouco mais de uma década comprova a eficiência de nossas operações e a importância estratégica do Porto Itapoá para o comércio exterior brasileiro”, comemora Ricardo Arten, CEO do terminal.

A história de sucesso do Porto Itapoá começou há 14 anos, e seus números mostram uma trajetória ascendente. Em 2014, apenas três anos após a inauguração, o terminal atingiu 1 milhão de TEUs acumulados. Dois anos depois, em 2016, dobrou esse volume, chegando a 2 milhões, e em 2017 ultrapassou a marca de 3 milhões de TEUs. “Cada marco alcançado foi fruto de muito trabalho e investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia”, destaca Arten.

O ano de 2023 trouxe outro recorde: pela primeira vez, o porto movimentou 1 milhão de TEUs em um único ano, demonstrando sua crescente relevância no cenário logístico nacional. “Estamos preparados para os próximos desafios e seguiremos investindo para manter nosso padrão de excelência”, afirma o executivo.

Ao analisar os dados dos últimos dez anos, é possível observar mudanças significativas no perfil das operações do Porto Itapoá. Em 2015, as exportações representavam 64% da movimentação do Terminal, enquanto as importações representavam 36%. Atualmente, o cenário é bem mais equilibrado, com as exportações representando 41% e as importações representando 59%. “Essa mudança reflete as transformações no mercado global e nossa capacidade de adaptação às novas demandas”, analisa Arten.

A composição das cargas também mudou. Na importação, em 2015, as cadeias mais movimentadas foram “Automóveis e seus componentes” e “Eletrônicos”. Dez anos depois, as cadeias mais movimentadas são “Plásticos e suas obras” e “Maquinário e Siderurgia”. “Observamos uma diversificação importante na pauta de importações, com produtos de maior valor agregado ganhando espaço”, comenta o CEO.

A lista de países-origem de onde mais se importou continua parecida. Os três principais em 2015 são os mesmos de hoje: China, EUA e Alemanha. “Temos em nosso portfólio linhas de navegação para todos os principais mercados mundiais”, ressalta Arten.

No sentido das exportações, em 2015, liderava a movimentação as cadeias de “Carnes congeladas e refrigeradas” e “Maquinário geral e seus componentes”. Já em 2025, lideram as cadeias de “Produtos Florestais” e “Alimentos e Bebidas”.

Os três principais destinos das exportações que passaram pelo Porto Itapoá foram, em 2015, EUA, Venezuela e China. Em 2025, até o momento, são EUA, China e Itália. “A consolidação dos EUA e China como nossos principais mercados compradores reforça a integração da economia brasileira com as maiores potências globais”, finaliza Ricardo Arten.

Maior do Sul do Brasil

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), divulgou os dados de movimentações portuárias do primeiro trimestre de 2025. Segundo a agência, o Porto Itapoá foi o 2º maior movimentador de contêineres do Brasil no período, com mais de 202 mil unidades registradas. O resultado coloca o Terminal catarinense atrás apenas do complexo de Santos e na liderança no Sul do País.

O aumento da movimentação do trimestre foi de 37% quando comparado ao mesmo período de 2024, quando o Terminal havia movimentado pouco mais de 146 mil contêineres. O número é mais do que três vezes o crescimento médio nacional, que foi de 10% no comparativo entre os períodos.

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