Porto Itapoá participará na Logistique 2019, em Joinville

Terminal é um dos grandes incentivadores do evento que tem o propósito de consolidar Santa Catarina como referência em Logística no País

Pelo segundo ano consecutivo o Porto Itapoá patrocina a Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodal -, que será realizada de 27 a 29 de agosto, no Pavilhão da Expoville, em Joinville/SC. Em seu estande na Feira, os visitantes poderão conferir os diferenciais do Terminal em relação à eficiência, a inovação nas áreas de atendimento e processos e, ainda, todo o cuidado do empreendimento no desenvolvimento de projetos socioambientais. Durante o Congresso, o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, fará uma apresentação sobre “O Complexo Portuário da Baía da Babitonga”.

Para Cássio Schreiner é importante a presença em eventos do gênero, uma vez que é possível ter contato com os principais players do mercado de logística, transporte multimodal, comércio exterior e intralogística. “O Porto Itapoá é um Terminal jovem e para se tornar cada vez mais conhecido e atingir destaque entre os terminais brasileiros, este tipo de evento oportuniza a apresentação de seus diferenciais competitivos, já reconhecidos pelos clientes”. O diretor comercial do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, ressalta a visibilidade e networking possível durante o evento. “É uma grande oportunidade de apresentar aos clientes nossas novidades, diferenciais e captar futuros negócios”, destaca.

Além da visibilidade, a Diretoria do Porto Itapoá entende que a Logistique já é o maior evento do segmento logístico do Estado de Santa Catarina, e isso está relacionado ao fato do Estado já ser considerado uma referência em Logística e Comércio Exterior no Brasil. “Ativar a participação em eventos como este contribui para consolidar o Estado no cenário nacional, em termos logísticos e de desenvolvimento econômico”, afirma Cássio.

Recorde histórico de movimentação em julho

O Porto Itapoá participa da Logistique comemorando o bom momento. O Terminal registrou em julho o recorde de movimentações de contêineres da sua história, com destaque para o volume de importação, com mais de 9 mil contêineres. Neste mês de julho foram mais de 40 mil unidades movimentadas no total (71 mil TEUs), representando 22% a mais em comparação ao mesmo mês de 2018, superando o recorde registrado no mês de maio com 38.812 contêineres (65 mil TEUs). No acumulado do ano de 2019, o Porto Itapoá ultrapassou a marca de 240 mil unidades (mais de 400 mil TEUs).

Entre as cargas de importação mais movimentadas pelo Porto Itapoá estão eletroeletrônicos, artigos esportivos, brinquedos, automóveis e seus componentes (autoparts), produtos minerais, maquinário em geral, plástico e produtos químicos. E para exportação, destaque para a movimentação de papel e celulose, madeira, couros e peles.

Capacidade duplicada

O Porto Itapoá está na 5ª posição entre os terminais portuários de contêineres brasileiros, com expectativa de alcançar a 4ª posição no ranking anual ainda em 2019 (fonte: ANTAQ). Para atender a esse crescimento, o empreendimento fez investimentos que dobraram sua capacidade, passando a contar com uma estrutura capaz de movimentar até 1,2 milhão de TEUs/ano.

As obras contemplaram 100 mil m² adicionais de pátio, resultando em uma área de 250 mil m², e mais 170 metros de píer, que passou a ter 800 metros de comprimento. A terceira fase da expansão permanece em andamento, onde o objetivo do Terminal, ao final do projeto, é alcançar uma área total de 450 mil m² de pátio e 1200 metros de píer, com capacidade para superar 2 milhões de TEUs/ano.

Atuação Socioambiental consistente e premiada

Desde o início das operações o Porto Itapoá desenvolve uma série de ações socioambientais com o foco dirigido para o desenvolvimento local. Hoje, essas ações se transformaram em 59 projetos inseridos na estratégia de sustentabilidade na empresa. Destacam-se, dentre estes, os programas Ampliar, Itapoá Sempre Verde, Geração Turismo, Geração Pesca e Geração Agricultura, cujos objetivos estão relacionados ao desenvolvimento do conceito de autonomia socioeconômica, preservação e educação ambiental e geração de renda. Além de premiações socioambientais nacionais, o Porto Itapoá também conquistou reconhecimento internacional sendo agraciado com o Navis 2019 Inspire Awards, realizado em San Francisco, na Califórnia.

Para saber mais sobre as principais ações socioambientais do Porto Itapoá basta acessar a plataforma de compartilhamento de informações no www.portoitapoa.com/socioambiental.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá, localizado no Norte de Santa Catarina, é um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, referência em sustentabilidade, tecnologia e relacionamento com o cliente. O Terminal de Uso Privado é administrado pelos acionistas Portinvest (Grupo PortoSul e LogZ) e Aliança Navegação e Logística (Hamburg Süd/A.P. Moller – Maersk Group). O Porto Itapoá está abrigado nas águas calmas da Baía da Babitonga.

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.