Segundo o IMA, praia no Paulas é a única imprópria para banho

 

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente as coletas realizadas entre 23 e 27 de setembro em 229 pontos do litoral de Santa Catarina e apontou que somente a Praia dos Paulas (em frente a Praça da Figueira) está impropria para banho em São Francisco do Sul. No município foram analisados nove praias. De acordo com os resultados, 82,5% dos locais analisados estão próprios para banho no estado.

 

A análise foi realizada nas praias dos Paulas (em frente a Praça do Inglês e em frente a Praça da Figueira), Praia do Capri, Praia do Utaguaçú, Praia da Enseada (em frente a Rua Minas Gerais, em frente a Rua Maceió, em frente a Rua Acre e em frente ao Posto Salva Vidas) e na Praia do Ubatuba. As coletas foram realizadas no dia 24. O Instituto salienta que os resultados melhores são, boa parte, decorrentes da estiagem que afeta todo o estado de Santa Catarina. Por isso, a recomendação é que os banhistas consultem o histórico do ponto no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

A classificação de águas próprias para banho é quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Já os impróprios são quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. No Estado foram 189 pontos próprios e 40 impróprios.

Em março de 2013 foi quando começou a história do Folha Babitonga na versão impressa. De lá para cá muita coisa mudou e o jornal buscou se adequar as novas mídias. Por isso, em março de 2019 entramos em uma nova era. O Folha Babitonga tem se destacado pela produção de conteúdos próprios e focados em São Francisco do Sul. Para manter este trabalho, estamos realizando a campanha de contribuição. Sim. Os conteúdos permanecerão de acesso livre a todos os leitores.  Faça uma contribuição para nos ajudar a entregar um jornalismo comprometido com São Francisco do Sul e independente. Apoie o Folha Babitonga a partir de R$ 10. Obrigado.