ETE-Ubatuba recebe a Licença Ambiental de Operação do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina


O Instituto de Meio Ambiente (IMA) concedeu a Águas de São Francisco do Sul a Licença Ambiental de Operação (LAO), o que assegura a manutenção da operação do sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba). De acordo com Tiago Santos e Souza, coordenador de Meio Ambiente da concessionária, a licença representa que o empreendimento está autorizado pelo órgão ambiental para funcionar em definitivo. A licença foi concedida após a avaliação de desempenho e efetividade dos controles ambientais.

“A ETE Ubatuba durante a fase de testes desempenhou com excelência, demonstrando eficiência no tratamento do esgoto recebido, bem como nos controles ambientais”, destacou Tiago. Para receber a Licença Ambiental de Operação, a concessionária cumpriu todas as condicionantes estabelecidas nas etapas anteriores, tais como Licença Ambiental de Instalação e Autorização para Testes, quando foram avaliados a eficiência do tratamento, monitoramento de ruídos e odores, qualidade de água subterrânea e do corpo receptor, bem como o monitoramento da ictiofauna, entre outras.

A Licença Ambiental de Operação possui validade de 48 meses, devendo ser renovada ao final deste período. “Vale ressaltar que a LAO estabelece inúmeras condicionantes que serão atendidas durante a operação do empreendimento”, acrescenta Tiago.