A importância do consumo consciente de água

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, até 2050, 45% da população mundial não terá a disponibilidade mínima de água necessária. A água é o recurso básico para a sobrevivência humana e, embora 70% do planeta Terra seja coberto por ela, apenas 1% desse volume é considerado seguro para beber.

Por isso a água potável é reduzida a uma pequena fração, fazendo com que muitas pessoas não tenham este importante recurso natural. De acordo com a Águas de São Francisco do Sul, praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso.

Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água. Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais. Outra atitude de consumo consciente é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome.

Confira algumas dicas para um consumo consciente de água neste verão:

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
  • Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, essas duchas são inimigas do consumo consciente de água. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água, enquanto a a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
  • Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.
  • Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
  • Use um balde e um pano para limpar o carro.
  • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.