Águas de São Francisco do Sul diminui o índice de perdas de água


A Águas de São Francisco do Sul vem trabalhando com o foco na economia e redução de perdas, principalmente em momentos de estiagem quando todas as atenções se voltam para os recursos hídricos. A concessionária realiza diferentes medidas com o objetivo de reduzir o índice de perdas de água tratada, como a instalação de macromedidores.

Conforme o coordenador de operações da concessionária, Victor Aroeira, “a redução no índice de perda de água é um objetivo vem sendo conquistado com sucesso, mês após mês”. Graças a união de diferentes ações, a Águas de São Francisco do Sul em 2019 fechou o ano com um índice de perdas de 28,7 %, superando a meta contratual que era de chegar a 30,4% no quarto ano da concessão. O nível nacional de perdas é de 39,21%, conforme os dados divulgados pelo instituto Trata Brasil.

A Águas de São Francisco do Sul usa macromedidores em pontos estratégicos a cidade para medir o volume de água distribuído. Desta forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água (ETA) e fazer uma comparação com o volume que chega nas residências.

Além destes equipamentos, as equipes da Águas de São Francisco do Sul realizam uma série de reparos em diferentes pontos do sistema de abastecimento. São cavaletes, ramais de ligação e redes, justamente para evitar perdas. Os moradores também podem contribuir neste processo, fazendo uso consciente, verificando suas instalações e, se encontrarem vazamentos na rua, fazendo contato com a concessionária.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp