Águas de São Francisco do Sul explica a diferença entre drenagem pluvial e rede de esgotamento


Você sabe como funciona a drenagem pluvial de uma cidade? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes. Com um conjunto de estruturas e instalações nas vias urbanas, esse sistema canaliza e direciona esse escoamento para canaletas, bueiros, galerias entre outros.

Essa é a principal diferença entre a drenagem pluvial e a rede de esgotamento, conforme explica o coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Junior. “Enquanto a drenagem pluvial canaliza água das chuvas, das calhas e telhados, por exemplo, o esgotamento sanitário capta os efluentes residuais de casas e prédios, como o esgoto da pia da cozinha e dos vasos sanitário”, comenta.

É fundamental saber a diferença entre um e outro pois são interligações diferentes. A interligação pluvial das moradias jamais pode ser conectada nas redes de esgoto, já que o volume extra de água sobrecarrega as tubulações. Os moradores devem sempre ficar atentos às interligações e, se necessário, fazer as adequações.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no Facebook https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/