Candidatos a prefeito assumem compromissos com a Associação Empresarial de Itapoá


A Associação Empresarial de Itapoá – ACINI realizou durante a semana passada uma série de reuniões com todos os candidatos à Prefeitura de Itapoá. Um grupo formado por diretores da Entidade apresentou aos candidatos a Plataforma de Desenvolvimento Econômico de Itapoá, um documento elaborado pelos associados que propõe o compromisso da próxima gestão pública municipal com 9 itens essenciais para a economia e desenvolvimento do município.

O documento foi assinado por todos os candidatos e o compromisso assumido de forma protocolar com a Associação.

Plataforma de Desenvolvimento Econômico – 2021-2024
1) Programa de manutenção do patrimônio público e o cuidado com a limpeza e paisagismo da cidade para potencializar as belezas naturais.
2) Recuperação da Avenida Atlântica e Faixa de Marinha (municipalização e/ou utilização de modelos onde as ações semelhantes foram desenvolvidas com sucesso.
3) Ações para coibir ocupações irregulares e a favelização do município.
4) Regulamentação da Política Pública de segurança.
5) Implementação de Política Pública para o desenvolvimento do Turismo.
6) Gerir de forma profissional e eficaz a base de dados estatísticos, topográficos e fundiários, preferencialmente em modelagem BIM para o Município.
7) Segurança Jurídica e Simplificação de processos Administrativos (desburocratização)
8) Ordenamento da região retroportuária e do Tráfego de Caminhões, incluindo projeto para instalação de estacionamento de caminhões na região
9) Implementação de Políticas Públicas de desenvolvimento econômico em sintonia com entidades empresariais representativas.

Esta plataforma é pauta da entidade desde 2019 e resultou na estruturação de um diagnóstico e plano para o desenvolvimento econômico do Município. Após dezenas de reuniões a entidade conseguiu construir de forma coletiva um documento onde estão mapeados os principais itens que deverão servir como condição ao desenvolvimento de Itapoá.

O Plano pretende ainda evoluir para a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico conduzido pela sociedade civil organizada com o propósito de contribuir e promover o debate junto a gestão pública municipal na adoção de medidas objetivas e eficazes voltadas ao desenvolvimento econômico. A ideia do Conselho é pensar em Itapoá até 2040, desenvolvendo ideias e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do município.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp