Conselho de Saúde cobra hospital sobre denúncias de funcionários com Covid-19. Hospital ainda não respondeu

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) emitiu a pouco uma “Nota de Esclarecimento” sobre as denúncias realizadas recentemente por funcionários de que havia profissionais com Covid-19 trabalhando normalmente. Mesmo que as denúncias não foram realizadas diretamente ao conselho, o órgão resolveu solicitar informações ao Instituto de faz a gestão do Hospital Nossa Senhora da Graça. “Porém até a data de hoje o Conselho não recebeu nenhuma resposta”, diz o documento.

O documento, assinado pela presidente Janet Pibernart, diz que foi encaminhado ofício solicitando a data dos exames de PCR, a data do resultado dos exames e a cópia do registro eletrônico da frequência de ambos os funcionários denunciados. “Para que o CMS pudesse verificar a veracidade das denúncias”, justifica o Conselho.

Mesmo assim, o Instituto ainda não respondeu aos pedidos. “É necessário esclarecer que o CMS necessita dessas informações para tomar medidas cabíveis, se esse for o caso”, diz. O conselho que em caso de não obter as respostas irá tomar as “medidas cabíveis”.

O Hospital foi procurado e até o momento não se manifestou sobre o assunto.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

            Inicialmente gostaríamos de informar à população francisquense que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) deste município é um órgão atuante na fiscalização dos serviços de saúde oferecidos a nossa população, tanto por entes públicos, quanto pelos prestadores privados que recebem verbas do SUS. Que mesmo diante das dificuldades apresentadas pela pandemia do coronavírus os conselheiros continuam, VOLUNTARIAMENTE, exercendo seu papel de fiscalizador do bom uso dos recursos públicos da saúde.

            Então diante das denúncias apresentadas em redes sociais, e não ao Conselho, achamos por bem solicitar maiores explicações à direção do Instituto que gerencia o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça a respeito de funcionários suspeitos de estarem contaminados com o vírus permanecerem trabalhando. Foi encaminhado ofício solicitando a data dos exames de PCR, a data do resultado dos exames e a cópia do registro eletrônico da frequência de ambos os funcionários denunciados, para que o CMS pudesse verificar a veracidade das denúncias. Porém até a data de hoje o Conselho não recebeu nenhuma resposta. É necessário esclarecer que o CMS necessita dessas informações para tomar medidas cabíveis, se esse for o caso. E em caso de não obtenção de respostas também iremos tomar outras medidas cabíveis. Porém essa é uma decisão que deve ser tomada pelo pleno do Conselho, portanto certamente o assunto estará na pauta de nossa próxima reunião ordinária para deliberação sobre quais medidas serão tomadas.

Janet Pibernart

Presidente do CMS de SFS


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp