Dia Internacional do Idoso: Lar atende 46 pessoas da terceira idade

Maria da Luz Passos, de 94 anos, é a mais idosa no Lar dos Idosos de São Francisco do Sul

Hoje, dia 01 de outubro, é o Dia Internacional do Idoso e em São Francisco do Sul o Lar de Idosos é referência no atendimento de pessoas da terceira idade. Atualmente são 46 pessoas que estão residindo no local. A pessoa mais idosa é a dona Maria da Luz Passos, de 94 anos e seu Mário Augusto da Cunha, de 60 anos, é o mais jovem dos residentes.

Há 32 anos prestando serviços para a comunidade a entidade nunca passou por momento semelhante a este. “O Lar de Idosos da cidade, devido a pandemia causada pelo Covid-19, teve que alterar sua rotina”, disse Dayane Alves Pereira, Assistente Social. Devido a faixa etária se enquadrar em grupo de risco, a direção optou por não permitir visitas.

Conforme a Assistente Social, por questões de precaução nem mesmo familiares podem visitar os idosos. Até a forma de receber doações foi alterada. “As pessoas podem deixar os mantimentos no portão e o pessoal recolhe para fazer a higienização necessária”, explica Dayane.

Neste ano o Lar De Idosos de São Francisco do Sul não contará com a homenagem igual a dos outros anos. Apenas será realizada uma missa no Lar com os acolhidos, respeitando todas as normas de distanciamento e o uso da máscara e no próximo domingo um almoço especial para eles.

Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas na faixa etária acima dos 60 anos, e esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas. O Brasil tem uma das taxas mais alta de vida e tende a aumentar até 2030.

Em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741, no qual estabelece os direitos às pessoas com idade superior a 60 anos. Os protegendo de violência doméstica e qualquer modo de abandono.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp