Dr. Vicente propõe Frente Parlamentar em defesa dos Bombeiros Voluntários

“Precisamos defender a força do voluntariado, das pessoas que doam seu tempo para serem bombeiros e salvar vidas”

Unir forças para defender o fortalecimento das corporações de bombeiros voluntários de Santa Catarina, para que elas tenham melhor condições de trabalho e de estrutura. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar proposta pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O requerimento para criação foi protocolado na última quarta-feira, 1º. A instalação da frente deve ocorrer nos próximos dias. Vários parlamentares já confirmaram adesão.

O deputado ocupou a tribuna para defender a necessidade de mobilização do Parlamento catarinense contra o Projeto de Lei 4.363/01, aprovado na Câmara dos Deputados no final do ano passado, que torna ilegal o funcionamento de corporação de bombeiros voluntários em todo o país. A matéria será analisada agora pelo Senado Federal.

“Esse projeto tramitava há 21 anos na Câmara e foi aprovada no apagar das luzes de 2022. Causou profunda indignação em mim, em todas as corporações e na sociedade, que tem os bombeiros voluntários em alto prestígio.”

Sua manifestação recebeu apoio de vários parlamentares.

O projeto determina que apenas bombeiros militares podem usar do termo “bombeiro e “corpo de bombeiros”. Também dá competência aos corpos de bombeiros militares o poder de regulamentar e autorizar o serviço feito por civis. “Na prática, proíbe o funcionamento dos corpos de bombeiros voluntários no país.”

Além de atuar contra o PL 4.363/01, a frente terá como meta defender agilidade no repasse de recursos e equipamentos do governo estadual aos bombeiros voluntários.

Há em Santa Catarina 31 unidades de bombeiros voluntários.Elas atendem 50 municípios que totalizam mais de 1,6 milhão de habitantes. Entre as corporações, destaca-se os bombeiros voluntários de Joinville, instituição que completou 130 anos de atividades ininterruptas em 2022.

“Precisamos defender a força do voluntariado, das pessoas que doam seu tempo para serem bombeiros, para salvar vidas. Gente que chega para o plantão e sai dali direto para o trabalho. Santa Catarina se destaca por esse modelo, pelo envolvimento da sociedade. Os bombeiros voluntários são a prova maior disso e é uma referência para o Brasil.”