Estiagem e aumento da população causou a falta de água, diz concessionária

A empresa Águas de São Francisco do Sul disse que o problema de abastecimento esteve relacionado ao grande aumento na população da cidade – enquanto o município possui cerca de 55 mil habitantes, calcula-se que a população sazonal ultrapassou os 255. Segundo a concessionária, há registros de precariedade no abastecimento durante o período crítico de virada de ano em quase todo o litoral catarinense.

Para a empresa, além disso, o período de estiagem atingiu diretamente os mananciais e os pontos de captação da concessionária, principalmente entre os dias 28.12. 2019 a 03.01.2020.  Para aqueles moradores que tiveram problemas com o abastecimento, a empresa disponibilizou os caminhões-pipa para a distribuição de água.  

O abastecimento já foi normalizado. A concessionária “entende que é sempre possível aperfeiçoar o planejamento e os trabalhos de tratamento e distribuição, e isso vem sendo realizado em conjunto com o município de São Francisco do Sul”.

A Águas de São Francisco do Sul diz que conta, ainda, com a colaboração dos moradores para que utilizem água de forma racional, principalmente durante o verão, onde o consumo aumenta naturalmente.