Opinião Marcelo Braga: Escolas Públicas x Escolas Particulares


Com a situação da pandemia, muitas escolas particulares, estão perdendo alunos ou mesmo em alguns casos fechando as portas. Seria este o momento das escolas públicas mostrarem seu valor? Os pedidos de matrícula em uma escola pública aumentaram consideravelmente nos vários níveis da educação. Nossa escola recebeu a todos de braços abertos, mesmo sabendo que poderá ser momentâneo a vinda destes novos alunos e alunas.

Digo isto porque com certeza a sua escola de origem deve fazer propostas para tê-los de volta, normal em um país onde se investe muito pouco na educação pública. Se olharmos a história do país que hoje lidera o ranking da educação no mundo, a Finlândia, podemos notar que a estratégia utilizada não iniciou tão cedo.

A grande maioria da procura pela escola, e aí falo da realidade da nossa escola, 99,9 % procura por problemas financeiros e mais ainda nesta época de fechamento das escolas. Politicamente eu não acredito que um vereador, prefeito, deputado, governador ou senador vai querer investir em escola pública, Até porque muitos destes políticos não tem filhos ou netos estudando em escola pública.

Se formos analisar, nos últimos anos a quantidade de escolas particulares cresceu muito, inclusive franquias de escolas de outros países. A maioria dos alunos se adapta fácil a nova rotina, novos amigos, novos espaços, professora e metodologia. Culturalmente a sociedade tem o pensamento de que as escolas particulares são melhores que as públicas.

Talvez algumas em estrutura física, ou métodos e material inovador, mas somente isto não faz a qualidade da escola. Muitos dos ex-alunos que passaram pela escola pública, tem seus filhos hoje em escola particular, e vejo muitas vezes que o status de uma escola particular conta mais que o próprio ensino.

Nesta busca por escola pública, me entristece algumas frases de pais/ responsáveis com relação o porquê de procurar uma escola pública neste momento. Muitos pais/responsáveis, menosprezam a escola pública e a qualidade oferecida, mas esquecem que muitos professores e professoras trabalham nas duas redes.

As escolas públicas são regidas por leis municipais, estaduais e federais, neste caso o MEC, seguem um padrão estabelecido com portarias e segundo uma legislação, sendo fiscalizada em todas as suas ações, mas claro cada uma com sua realidade. Esperamos que esta procura pela escola pública não seja somente nestes momentos de fragilidade econômica, mas que as famílias acreditem no potencial do ensino público.

Marcelo Roberto Vieira Braga – Professor De Educação Física – Gestor Escolar



Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp