Quais são os maiores problemas gerados pelo esgoto que vai para o oceano?

O lixo e o esgoto lançados no mar causam grande prejuízo à biodiversidade marinha. A Águas de São Francisco do Sul lembra que objetos e pedaços de plástico, além de outros materiais flutuantes, podem ser engolidos por animais ou ficarem presos a seus corpos. A decomposição dos compostos orgânicos do esgoto suspensos na água gera nutrientes que promovem a proliferação exagerada de algas superficiais.

Além disso, o consumo e o contato com a água contaminada estão relacionados a muitas doenças e problemas de saúde. Apesar de diluídos, os dejetos lançados no mar provocam outras reações químicas e biológicas que potencializam problemas de odores muito fortes e desagradáveis em toda a praia. Essas condições têm reflexo na qualidade de vida de moradores, além de afastar banhistas e reduzir atividades econômicas relativas ao turismo.

O litoral brasileiro é mundialmente conhecido e é um dos grandes responsáveis por aquecer a atividade turística no país. Infelizmente, o despejo de esgoto não tratado no mar acaba causando danos econômicos às cidades e perda de renda dos trabalhadores do setor. Por isso, a importância da implantação do sistema de coleta e tratamento e esgoto que está sendo realizado pela Águas de São Francisco do Sul no município.

Acompanhe também informações da Águas de São Francisco do Sul no face book https://www.facebook.com/aguasdesfs/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdesfs/