Secretaria de Saúde alerta população quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti


A Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul, por meio da Vigilância em Saúde e Programa de Combate às Endemias alerta a população quanto à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças como a dengue, a Zika e Chikungunya. A secretaria orienta os moradores dos bairros da Enseada e Praia Grande para que tenham mais cuidados, pois lá possui grande presença desse vetor de risco.

Conforme a Secretaria de Saúde, o Estado de Santa Catarina emitiu um alerta devido ao aumento de focos do mosquito nos municípios infestados e por consequência no número de casos de dengue. Em 2020 foram registrados 11.363 casos da doença em Santa Catarina. “Tornando o cenário para este ano ainda mais preocupante”, disse em nota.



Na avaliação da Vigilância em Saúde e Programa de Combate às Endemias há riscos de uma epidemia das doenças provenientes do transmissor. “Que torna ainda mais preocupante o fato de uma parcela da população não seguir as orientações para a prevenção, alerta a nota.

As medidas de controle devem ser adotadas por todos, são simples e conhecidas:

  • Não permitir que ocorra acumulo de água limpa e parada nos imóveis, observando caixas de água (tampa, suspiro e extravasor tampados ou telados), telando ou preenchendo com brita as caixas de drenagem pluvial e similares.
  • Remover os materiais e objetos que possam acumular água, como lixo, embalagens, pneus, lonas plásticas, vasos de planta, etc.
  • Piscinas devem ser rigorosamente tratadas e adequadamente teladas quando estiverem em desuso.
  • Reserve um momento para vistoriar seu imóvel, em função dessa nova realidade os riscos de vivermos uma epidemia dessas doenças é grande, porém as medidas de prevenção são simples, e acreditamos na participação da nossa população nesse enfrentamento.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp