Serviços de tratamento de esgoto começam a ser cobrados a partir do momento que são disponibilizados


À medida que a Águas de São Francisco do Sul finaliza as obras de implantação e disponibiliza a conexão à rede pública de esgotamento sanitário, é de responsabilidade dos usuários providenciar a ligação de sua residência ou estabelecimento comercial na rede de esgoto. Os serviços são cobrados a partir do momento que são disponibilizados.

A partir do momento que o serviço é disponibilizado o cliente recebe uma notificação na fatura de água para fazer a interligação e deve solicitar em 30 dias. Ao fazer a solicitação, uma caixa de interligação será instalada pela concessionária nas residências que ainda não tiverem o equipamento.

Caso o cliente não solicite a ligação, a legislação e a Agência Reguladora autorizam a concessionária a cobrar pela disponibilidade dos serviços em atendimento aos investimentos realizados. A concessionária realiza a cobrança com base no contrato de concessão, no regulamento e na tabela de serviços, com valores estabelecidos pela Agência reguladora.

“É importante que a população se conscientize que, a partir do momento que ela tem um serviço de esgoto, ela tem um serviço diferente do que o de água. É um serviço adicional, que consiste na coleta pública e transporte do material até as estações de tratamento, onde o esgoto é tratado para depois ser devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientalmente adequados. Ter o esgoto coletado e tratado implica na redução da poluição e, progressivamente, para ter praias mais limpas, balneáveis e com condições melhores do que seriam, caso não houvesse o tratamento do esgoto”, destaca a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.

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