Situação de Gabriel na urna eletrônica será de “cassado com recurso”


No dia 30 de outubro foi finalizado o sistema de candidatura dos postulantes aos cargos do executivo e legislativo e a situação do candidato Gabriel Conorath (Progressistas) ficou definida como “cassado com recurso” na urna eletrônica. A situação do pepista deve-se as ações movida pela coligação São Chico Pode Mais (PL, PSC, PSD, PTB, PODEMOS, PSDB e DEM) e que complicou a situação do candidato. Os outros cinco candidatos estão como “deferidos”.

Para piorar a situação de Gabriel, na semana passada o parecer do Procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, Andre Stefani Bertuol, foi para que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) mantenha cassado o registro de candidatura do pepista.

O pedido baseia-se na alegação de que Gabriel foi exonerado do cargo de Secretário do Meio Ambiente em 8 de junho, com efeitos retroativos ao dia 4 do mesmo mês. E, na mesma data, dia 8, foi nomeado como Diretor de Licenciamento Ambiental, e permaneceu até 13 de agosto. Ou seja, até três meses antes das eleições.

O procurador aceita a tese da coligação São Chico Pode Mais de que a alteração do cargo foi apenas uma formula de burlar a legislação eleitoral e, com isso, obter vantagens eleitorais.


Receba as notícias do Folha Babitonga no seu WhatsApp