Vanessa da Rosa será a segunda deputada negra a assumir mandato na Alesc


Com a posse da professora Vanessa da Rosa nesta quinta-feira (19), após 89 anos, a Assembleia Legislativa (Alesc) vai ter, pela segunda vez, uma mulher negra no posto de deputada estadual. A primeira foi a também professora Antonieta de Barros, em 1934. Quase nove décadas se passaram e nenhuma mulher negra foi eleita para assumir um mandato na Alesc.

Vanessa assume como deputada nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, no lugar do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que se licencia por um mês. Ela ficará até o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Ex-secretária da Educação de Joinville e professora há 33 anos da educação básica ao ensino superior, Vanessa da Rosa disputou as eleições em 2022, tendo conquistado 16.832 votos. É a primeira suplente de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

Esta conquista se tornou possível graças ao sistema de rodízio oportunizado pelo deputado Padre Pedro Baldissera que reconhece que um mandato coletivo é construído com muitas mãos. “Esta posse é um marco em nossa jornada rumo à igualdade e representatividade, é um momento histórico para Santa Catarina e para a luta pela igualdade e inclusão. Ter pessoas negras nos espaços de decisão quebra barreiras e enriquece nossas políticas públicas com perspectivas e vozes há muito tempo silenciadas”, disse o parlamentar.

Embora 27% da população feminina brasileira se declarem negra, mulheres negras representam apenas 2% no Congresso Nacional.

Currículo
Mestre em Educação pela UFSC, especialista em História da Arte pela Univille e em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB). Vanessa é funcionária pública municipal há 23 anos.

Trabalhou no Sesi como professora de educação infantil, supervisora de educação infantil e de Jovens e Adultos por 13 anos. Foi professora do Bom Jesus/Ielusc por 11 anos, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Turismo e Enfermagem. Trabalhou nos cursos de Pedagogia da Unisociesc, da Iesville, hoje Anhanguera, Uniasselvi, entre outros.

Atuou em turmas do ensino fundamental e foi professora do curso de magistério do Colégio Estadual Celso Ramos. Na Secretaria Municipal de Educação foi supervisora de Educação de Jovens e Adultos, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, gerente de Assistência ao Educando e em 2012, secretária municipal de Educação.

Atualmente trabalha na Escola Municipal Anna Maria Harger como supervisora do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e é pesquisadora de Relações Raciais e Gênero.